1
2
3
4
5

03/06/2013 | Alckmim decide implantar Hospital Regional em Caraguá e São Sebastião recebe instituto de reabilitação

Stella Maris continua com gestão das irmãs, compartilhada com o governo que ainda dará aporte financeiro à Santa Casa de Ubatuba e construirá Caps em Ilhabela

 

O que parecia uma novela interminável parece que, finalmente, chegou ao fim com a definição do local onde será implantado o Hospital Regional (HR) que atenderá os pacientes do Litoral Norte. O anúncio oficial foi feito pelo governador Geraldo Alckmin na última terça-feira, quando em reunião com os prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela), Maurício Moromizato (Ubatuba), Ernane Primazzi (São Sebastião) e o vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Júnior (Caraguatatuba), além de secretários municipais e os estaduais de Saúde, Giovanni Guido Cerri, e de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

Ao bater o martelo ficou definido que o HR será mesmo em Caraguatatuba, mas em uma área oferecida pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, que fica próximo à fazenda Serra Mar, no Jardim Britânia, às margens da rodovia Rio-Santos (SP-55). A tentativa de transformar do hospital Casa de Saúde Stella Maris no regional foi rechaçada pelos outros prefeitos presentes até os 45 minutos do segundo tempo, como frisou Toninho Colucci. “Não abríamos mão de ter um Hospital Regional, mas sem que fosse no único hospital público de Caraguá”.

Por quase duas horas, foram explanadas as razões da opção inicial do governo bem como a necessidade de se ter um HR. Com os nervos em frangalhos, a irredutibilidade dos três prefeitos contrários à ideia de transformar a Casa de Saúde e interferência do secretário Edmur Mesquita, Alckmin cedeu e decidiu pela construção de um hospital novo, assim como ofereceu a São Sebastião o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, a ser implantado no terreno oferecido pelo prefeito Ernane Primazzi.

Na avaliação do secretário de Saúde de Caraguatatuba, Sérgio Luis Pinto Ferreira, este é um ganho para toda a região, uma vez que o município não abria mão do Hospital Regional. “É uma grande vitória para o Litoral Norte que ganhou muito com investimentos do governo do Estado”, destacou ele.

Embora não tenha sido conversado sobre valores, a estimativa do secretário é que devem ser investidos em torno de R$ 70 milhões para a construção do hospital. Quanto ao fato do anúncio do Lucy Montoro para São Sebastião, Ferreira analisa que é um investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que vai propiciar o reordenamento de todo o sistema de saúde do Litoral Norte. “Estamos falando de investimento desde a rede básica à alta complexidade”, destaca.

Com relação à Casa de Saúde Stella Maris, o secretário fala em gestão compartilhada com o governo do Estado que falou em dar aporte financeiro para que a unidade seja ainda uma referência em politraumáticos para a região e continue funcionando como um hospital de portas abertas, conceito diferente do HR.

“A partir de agora serão realizadas reuniões para tratativas sobre os serviços oferecidos, o que terá de novo com a ajuda do governo e para que ainda sirva de retaguarda para os atendimentos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município”, antecipa o secretário. Ele aponta ainda que há necessidade de aumentar o total de leitos do hospital, sendo atualmente sete, e devendo ter pelo menos mais 10.

 

Compensações

Quem comemorou o resultado do encontro foi o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que junto com Ernane e Maurício entendia que o melhor local para o Hospital Regional seria São Sebastião. Ele confirma que em um determinado momento da negociação desviou o foco para a possível regionalização do Stella Maris e todo mundo perderia com isso, especialmente a população de Caraguá. Era um pedido da Cúria Diocesana, todos queriam manter esta instituição que há mais de 60 anos atende Caraguá e região. O que conseguimos foi uma grande vitória”, diz Colucci que também é vice-presidente do conselho da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (RMVale).

Questionado se temia ser essa uma atitude para acalmar os ânimos até porque se está às vésperas de uma eleição estadual, em 2014, Colucci foi taxativo ao dizer que tem de elogiar o governador Geraldo Alckmin que nos

últimos dois anos e meio tem voltado sua atenção para o Litoral Norte. “Ele reconhece que houve um erro histórico e que a região sempre esteve abandonada e agora quer corrigir”, diz ao se referir a ações como a luta pelo HR, duplicação da rodovia dos Tamoios, implantação dos Contornos Norte e Sul, além o repasse de verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Colucci também destaca a conquista para Ilhabela, que é o repasse de verba para a construção da sede própria do Centro de Apoio Psicossocial (Caps). “Temos hoje um CAPS funcionando num prédio alugado e agora vamos receber recursos para fazer o prédio próprio em terreno desapropriado pela prefeitura”, enfatizou.

Quem também se mostrou satisfeito com o resultado do encontro com o governador foi o prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato que conseguiu de Alckmin o compromisso de repassar recursos para a Santa Casa de seu município para o término da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na próxima semana a secretária de Saúde, Ana Emília Gaspar deve se reunir com a equipe da Diretoria de Saúde, em Taubaté, para dar início ao trabalho e levantamento do que precisar ser feito para a conclusão.

O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, foi procurado para falar sobre essa conquista, mas não deu retorno às ligações até o fechamento desta edição.

Fonte: Jornal Imprensa Livre

comente esta notícia
COMENTÁRIOS (1 comentários realizados)
Autor: dennis.
Data: 03/06/2013
Comentários: Visto que um projeto de grande porte como esse,e muito necessario para cidade e regiao,dente de balançar entre opinioes,mas inevitavel que aconteça.Mas com resultado positivo,nota 10 para prefeitos em comum acordo.todos ganham com isso,melhorando e muito nossa saude.
CONHEÇA
CARAGUÁ
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba | (12) 3897.8100 | Rua Luiz de Passos Júnior, 50 - Centro - CEP: 11660-900