1
2
3
4
5

13/02/2012 | Centro de Especialidades inicia funcionamento na segunda-feira às 7 horas

Nem mesmo o calor e sol forte da última sexta-feira em Caraguatatuba desanimou a população que fez questão de participar da cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Médicas – CEM, Madre Tereza de Calcutá. O novo equipamento inicia suas atividades oficialmente ao público nesta segunda-feira às 7 horas. Ao todo no novo prédio, trabalharão 61 profissionais entre médicos especialistas, psicólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

O prédio construído em uma área de aproximados 2,9 mil metros quadrados teve o investimento de 4,7 milhões. Entre os exames oferecidos gratuitamente à população estão mamografia, densitometria óssea, gastroenteorologia, eletroencéfalograma e cardiotocógrafo (destinado ao pré-natal de risco). Serão oferecidos também ultrasonografia, dermatologia, pneumologia, tisiologia, cirurgia geral, geriatria, cardiologia, dermatologia, hanseníase, colposcopia, urologia, oftalmologia, clínico geral pediatria, ginecologia e teste ergométrico, além dos serviços de atenção básica como inalação, vacina e curativos.

Para o secretário de Estado da Saúde Giovanni Guido Cerri o novo equipamento irá auxiliar e desafogar os serviços prestados pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “Gostei muito do que acabei de ver lá dentro. São espaços amplos, bem equipados e que certamente irão complementar os atendimentos do AME. Os pacientes de menos complexidade poderão ser atendidos perfeitamente aqui”, avaliou.

O casal de aposentados Sonia Maria Andres e Venceslau Andres, respectivamente de 65 e 67 anos moram em Mogi das Cruzes, mas, passam boa parte do mês na cidade e adoraram as novas dependências. “Está tudo tão lindo. Fiquei espantada com a qualidade e beleza das salas e para falar está até parecendo clínica particular”, destacou Sonia.

Para o marido o local tem tudo para dar certo. “Se o atendimento for tão bom quanto as instalações a população de Caraguá estará muito bem resolvida de saúde”, completou.

 

Homenagens

O complexo todo leva o nome de Madre Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz em 1979, devido aos serviços prestados às comunidades carentes e o atendimento humanizado aos doentes. Centro de Especialidades Médicas faz uma homenagem a “Dra. Zilda Arns Neumann”. Médica pediatra e fundadora e, também, coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Faleceu no dia 12 de janeiro de 2010, em Porto Príncipe, no Haiti, enquanto ministrava uma palestra pela Pastoral da Criança, durante uma ação humanitária.

O perfil do nome que leva o Centro de Especialidades Odontológicas “José Dias Paez Lima” é dentista, foi prefeito, vice-prefeito e vereador por quatro mandatos em Caraguá. Criou e presidiu a Colônia dos Pescadores, na qual implantou atendimentos médicos, odontológicos, além de uma fábrica de gelo que beneficia pescadores e familiares.

Já do Centro de Reabilitação “Dra. Linamara Rizzo Battistella” é médica fisiatra, dedica-se profissionalmente à área de reabilitação física e articula ações em políticas públicas para a inclusão social das pessoas com deficiência. Leciona na Faculdade de Medicina da USP, e foi diretora do Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, por mais de 20 anos.

Fonte: Jornal Imprensa Livre

 

comente esta notícia
COMENTÁRIOS (Seja o primeiro a comentar esta notícia)
CONHEÇA
CARAGUÁ
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba | (12) 3897.8100 | Rua Luiz de Passos Júnior, 50 - Centro - CEP: 11660-900